Todo ano, o mercado analisa as mudanças do período que passou e pontua as próximas tendências de Marketing Digital. Para 2021, essa análise é atravessada pelas transformações trazidas pela covid-19.
O ano de 2020 mexeu com a vida de todo mundo. A pandemia do novo coronavírus provocou dor e perdas, mas também transformou comportamentos, tecnologias e modos de trabalho que impactaram o Marketing Digital.
Enquanto as pessoas se adaptavam ao distanciamento social, as empresas tiveram que fortalecer sua transformação digital.
Nesse contexto, a pandemia lançou novas tendências ou acelerou movimentos que já vinham sendo apontadas em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.
Então, vamos entender agora como será o Marketing Digital no próximo ano, considerando as mudanças que vivemos em 2020 e que ditam ou influenciam a maioria das tendências. Acompanhe:
1. Valorização das experiências em tempo real
2. Uso do user generated content (UGC) nas estratégias
3. Aumento na criação de conteúdos interativos
4. Crescimento do TikTok e Reels no Brasil
5. Aumento no uso de assistentes por voz
6. Mais buscas sem cliques no Google
7. Marcas mais humanas e comprometidas
8. Virada para o slow content
9. Foco em dados e performance de conteúdo
10. Fortalecimento do Agile Marketing